dimanche 20 septembre 2009

estagio em educaçao no Japao


Nossa paricipação na Formação de jovens líderes africanos da Agência Japonesa de
Cooperação Internacional 2009
Prefeitura de Yokohama-Japão


entre os dias 25 do Mês de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2009, enquadrado no programa
de treinamento para Jovens Líderes africanos no Japão, sob a temática especifica da educação primária. Com o financiamento total da Agencia Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e dirigido a países africanos de expressão oficial francesa, Cabo Verde fez-se representar por Eleutério Afonso Moreira, coordenador pedagógico do Ensino Básico no Concelho de Santa Cruz, ilha de Santiago, único participante do país, como, aliás foi determinado pelo próprio JICA.

resumo final qui


Conteúdos do estágio – As realizações
Língua de trabalho: francês (a partir de DAKAR)

Em termos de realização, o mais significativo do estágio vai para além dos conteúdos acima programados. As actividades visavam, de acordo com o programa, três dimensões:
-Relações humanas, partilhas culturais, cientificas e cultura da paz;
-Aproximação e possível compreensão da sociedade, cultura, economia japonesas;
-conhecimentos sobre os pontos fortes e os problemas educativos dospaises africanos participantes;
-Conhecimento do sistema educativo japonês, sua relação com a sociedade local, bem como sua comparação com as realidades dos nossos países de origem

Para a realização do estágio, foi necessário um trabalho local de candidatura e
organização prévia junto das instituições de Cabo Verde, comunicações electrónicas
com o escritório da cooperação internacional japonesa (JICA) de Dakar, deslocação a
DAKAR e Paris. Durante o estágio, foram realizadas, no total, 6 visitas a 5 das
melhores escolas japonesas na municipalidade de YOKAHAMA. Foram, também
realizadas visitas de observação e encontros de reflexão ao centro de formação continua
de professores bem como seminários sobre a história e actualidade do sistema educativo
japonês, sociedade e cultura locais, o ensino primário em YOKOHAMA.
A participação no Japão aconteceu sempre em grupo, pese embora houvesse
pontualmente programas mais individualizados, de acordo com os centros de interesse
individuais mas também os domínios técnico-científico, cultural e linguístico de cada
participante.




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